Estudo produzido pela CemaPublicações da Federação de Guaratuba

Diagnóstico Ambiental da região entre os Rios Guaratuba e Itaguaré

Tem por objetivo intervenções da Federação de Guaratuba nas discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Bertioga e em futuros relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA), assim como em relação à proposta da criação da Unidade de Conservação no Município.
Contratado junto à Cema Consultoria Ambiental, o Inventário Ambiental
 é dividido em capítulos temáticos que abordam o meio físico, geológico e botânico; uso e ocupação dos solos; restrições legais e mapeamentos da região por meio de imagens fotográficas e de satélites.
Para ler o inventário de Guaratuba completo clique aqui.

Outras publicações sobre GuaratubaFlora das  restingas e mangues de Guaratuba
Para quem quer  conferir a beleza dos mangues e das restingas de Guaratuba, a Federação recomenda o livro Flora em Santos, de autoria de Marcos Piffer, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos com pós-gradução em meio ambiente.
Embora tenha sido
avalizada pelo premiado cientistas brasileiro Aziz Ab´Saber, Flora em Santos não é uma publicação técnica. Com essa obra, o autor quis dar destaque a estética e a exuberância da natureza da flora do litoral central.