Ações da Federação
 crianças plantando jundu em Guaratuba, por Gilberto GaraveloPrincipais realizações

Caminhada Ecológica por Guaratuba de 22/03/2008
Promovida pela Federação de Guaratuba, a Caminhada Ecológica teve a participação de mais de 2.000 pessoas que se reuniram para protestar contra a especulação imobiliária e a instalação de mega empreendimentos incompatíveis com as características naturais da região.

Caminhada por GuaratubaDetalhes da Caminhada Ecológica, por Gilberto Garavelo
Caminhada por Guaratuba, porGilberto Garavelocaminhada

Relatório da Caminhada Ecológica

Elaboração de relatório com o registro fotográfico e cobertura da Caminhada Ecológica pela mídia para ser apresentado e protocolado ao Ministério Público Federal e Escritório Regional do Ibama, de Santos, Curadoria da Secretaria do Meio Ambiente e Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Habitação do Estado de São Paulo.

Protocolo de Intenções

Por provocação da Federação de Guaratuba foi celebrado Protocolo de Intenções entre a Secretaria Estadual de Habitação de São Paulo e a Prefeitura de Bertioga para a construção de 150 casas (CDHU) destinadas às pessoas que ocuparam áreas do Parque Estadual da Serra do Mar.

Contratação de Inventário Ambiental da região entre os Rios Guaratuba e Itaguaré

Contratado junto à Cema Consultoria em Meio Ambiente, o Inventário Ambiental da região entre os Rios Guaratuba e Itaguaré tem por objetivo dar base técnica aos argumentos da Federação nas discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Bertioga, assim como em relação à criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA) na região.

Contatos com a Marinha e Prefeitura

Para debater a regulamentação, fiscalização e sinalização quanto ao uso de motomáticas e embarcações a motor na Foz do Rio Guaratuba e na Praia de Guaratuba, visando à prevenção de acidentes com banhistas, bem como evitar danos ambientais, mortandade de peixes e prejuízos aos pescadores que dependem dos recursos marinhos para sobrevivência.

Instalação de antena de transmissão de telefonia celular

Suporte à Associação de Amigos da Quadra MPR do Costa do Sol no envio de ofícios à empresa Oi de Telefonia e à Prefeitura de Bertioga, os quais evitaram a instalação de antena de transmissão na referida Associação face aos danos que esse tipo de dispositivo poderia trazer aos moradores, à fauna e à flora.

Apresentação e Distribuição de Inventário Ambiental
Mediante ofício foi protocolado junto à Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga o Inventário Ambiental e também distribuído aos órgãos públicos federais, estaduais, institutos de pesquisa e ONGs.

Eventos
Realizados eventos com o Prefeito e Vereadores eleitos de Bertioga para apresentação do Inventário Ambiental da Praia de Guaratuba e outros pleitos, bem como apresentação da Unidade de Recuperação e Reintrodução de Animais que é mantida pelo Residencial Guaratuba  sob a orientação do Ibama.

Biólogo José Luiz G. V. Araújo, da Unidade de Reintrodução de Animais Silvestres do Residencial Guaratuba, Foto Arquivo

Apoio às iniciativas de criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga
Distribuição a todos os associados do abaixo-assinado promovido pelo WWF-Brasil para a criação da Unidade de Conservação de Bertioga, que resultou na criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Apoio às iniciativas de criação do Parque por parte de institutos de pesquisas científicas e ONGs.

Membro titular no Conselho do Parque Estadual Restinga de Bertioga
A Federação de Guaratuba é membro titular com direito a voto no Conselho do Parque Estadual Restinga de Bertioga.

Ações movidas pelo Ministério Público Federal de Santos
Contatos com representantes do Ministério Público e acompanhamento da Ação Civil Pública movida pelo órgão santista contra o empreendimento da construtora Eztec na Praia de Guaratuba.
Acompanhamento do legislativo e executivo
A Federação acompanha as ações dos poderes legislativo e executivo de Bertioga, nos temas de interesse da região de Guaratuba.

Saúde e Segurançareuniao com prefeito
Ofício entregue ao Prefeito de Bertioga com as principais preocupações da comunidade de Guaratuba relativas à saúde e segurança. A entrega do ofício foi realizada na sede da Associação Barra do Costa do Sol pelas diretorias das associações, com a participação de vereadores e outras autoridades locais.