Federação de Guaratuba patrocina Operação Verão 2013
A Federação de Guaratuba, Instituto de Biociências da USP, Rotary Club da Rivieira e a Associação Morada da Praia foram algumas das instituições patrocinadoras da Operação Verão 2013, realizada nos fins de semana durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Promovida pela Prefeitura de Bertioga, Fundação Florestal, Polícia Ambiental e realizada pela Ong Parcel,a Operação Verão está em sua terceira edição.

A edição 2013, a exemplo das anteriores,teve por objetivo conscientizar a população sobre a importância de proteger os ambientais naturais de Bertioga, especialmente de Guaratuba e Itaguaré. Nesses locais foram instalados bases operacionais, banners, testeiras e faixas; distribuídos folhetos e realizada exposições das espécies presentes na região.

As novidades de 2013 foram a realização de uma pesquisa e a intensificação da fiscalização junto à foz dos rios Guaratuba e Itaguaré, ambientais mais vulneráveis às ações humanas.

Jetskis são a principal preocupação dos frequentadores de Guaratuba
A pesquisa realizada pela Ong Parcel teve por objetivo identificar as principais preocupações e sugestões dos frequentadores das praias. Foram entrevistadas 4.500 pessoas. Em Guaratuba os jetskis aparecem em primeiro lugar na lista de preocupações dos entrevistados. Seguida pelos animais abandonados e o lixo descartado incorretamente.
Soma-se a esse estudo, que será utilizado no planejamento da Operação de 2014, o esforço do Departamento de Operações Ambientais (DOA), órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Município, em intensificar a fiscalização junto à foz dos Rios Guaratuba e Itaguaré. Em comparação aos anos anteriores, o DOA registrou diminuição de atos que degradam o ambiente, a exemplo de acampamentos, instalação de churrasqaueiras, corte de mata e o péssimo hábito do descarte de lixo nas praias.

Como instrumento de educação ambiental a Operação Verão visa ao uso sustentável dos ambientes fluviomarinhos.